sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nossa Senhora

MÃE DO BELO AMOR


Mãe do Belo Amor!

Ó Maria Santíssima, tu és a Mãe de Cristo Salvador: “Salve, ó Maria, Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição! Salve, Maria, virgem, mãe e serva: na verdade, por virtude daquele que nasceu de ti; mãe por virtude daquele que cobriste com panos e nutriste em teu seio; serva por aquele que tomou de servo a forma” (São Cirilo de Alexandria, Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Fidelíssima Senhora, digna Mãe de Deus: “Ó Senhora minha, dona minha que me dominas, genitora de meu Senhor, serva de teu Filho, Mãe do Criador, rogo-te, peço-te, suplico-te, habite em mim o espírito de teu Senhor, o espírito de teu Filho, o espírito de meu Redentor, para que digna e verdadeiramente entenda de ti e fale de ti, e tudo quanto de ti afirme seja por Deus, próxima de Deus, aderida a Deus, unida a Deus; visitada pelo anjo, saudada pelo anjo, felicitada pelo anjo, surpreendida pela anunciação, atônita ao meditá-la, assombrada pelo vaticínio e admirada ao ouvi-lo” (Santo Ildefonso de Toledo, A  virgindade perpétua de Santa Maria).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Santíssima Virgem, tu alimentastes com o vosso leite o vosso Criador: “Que espetáculo era para o Paraíso ver o Verbo divino feito criança, nutrir-se com o leite que lhe oferecia uma virgenzinha, sua criatura! Aquele que nutre todos os homens e todos os animais da terra, ei-lo reduzido a tal estado de fraqueza e de pobreza, que precisa de um pouco de leite para sustentar a vida” (Santo Afonso Maria de Ligório, Meditações).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Mãe de Deus, tu és mais preciosa do que toda a criação: “Ó filha sempre Virgem, que pudestes conceber sem intervenção humana, porque aquele que concebestes tem um Pai eterno! Ó filha da estirpe terrena, que trouxestes o Criador em vossos braços divinamente maternos!...” (São João Damasceno, Homilia in nativ. B.V.M).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Puríssima Senhora, tu és a morada do Filho de Deus: “Cristo procurou-se, não aqui na terra, mas no céu, um vaso de eleição no qual baixou ao mundo, e fez do seio da Virgem um templo sagrado” (Santo Ambrósio).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Doce Mãe, tu és realmente, Mãe de Deus: “Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o vencedor da morte e o destruidor do inferno! Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o autor da criação e o restaurador das criaturas, o Rei dos céus!” (São Cirilo de Alexandria, Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso).
 
Mãe do Belo Amor!

Ó Santa Maria, tu és a belíssima Mãe do Belo Amor: “Se nós pudéssemos escolher nossa mãe, certamente a faríamos encantadora de corpo, inteligente e bondosa de coração. Pois Deus pôde escolher sua Mãe. Por isto é que Ele a fez tão bela assim. Fez primeiro que ela fosse imaculada, isto é, que nunca tivesse tido pecado, mas sempre tivesse estado cheia de graça de Deus. Depois quis que ela fosse Virgem e Mãe. Só Deus podia fazer tanta beleza em sua Mãe. E enriquecida assim com todos os dons de corpo e de alma. Deus olhou do céu para a terra. Na terra, viu uma cidade pequena e desconhecida. E viu também uma casa pequenina e limpa, onde morava a Imaculada Virgem Maria. E Maria, tão enriquecida e feita tão bela por Deus, atraiu os seus olhares divinos e Deus a amou tanto que a escolheu por mãe. Desde toda a eternidade a tinha amado de modo especial e por isto lhe tinha dado tantas qualidades boas, preparando-a para aquele dia e para aquela hora em que ia começar a chamá-la de Mãe” (Leitura de Doutrina Cristã, I Dogma, 21ª Leitura).

Ave Maria Puríssima


Ave Maria puríssima!

Virgem Imaculada, querida e amada pelo Deus Onipotente desde toda a eternidade, livrai-nos das armadilhas do mundo e do demônio: “Ó Virgem toda branca! Ó vitoriosa do demônio! Ó Rainha potentíssima do céu! Volta para o meio de nós, e com o perfume da tua pureza atrai as almas para fora do vício, e sobre o mundo purificado faze resplandecer o belo sol de Deus!” (Pe. João Colombo).
 
Ave Maria puríssima!

Que nem por um instante foi escrava de Satanás: “Ó Maria, Virgem puríssima e Mãe fecundíssima... desde toda a eternidade, estáveis presente ao olhar divino... Na verdade, estáveis presente a Deus antes da criação, como depois de serdes criada” (Santa Brígida da Suécia, As Meditações Celestes).
 
Ave Maria puríssima!

Modelo perfeito de pureza: “Ó Maria, és santa de corpo e de espírito. De modo todo especial, podeis dizer: ‘a minha conversação está nos céus’... Sois o jardim fechado, a fonte selada, o templo do Senhor, o santuário do Espírito Santo!” (São Bernardo de Claraval, De aquaeductu 9, 5).
 
Ave Maria puríssima!

Portadora do Deus Altíssimo: “Ave, cheia de graça, o Senhor está convosco! Não só está convosco Deus Filho a quem dais vosso sangue, mas também Deus Espírito Santo, por obra do qual concebestes, e Deus Pai que, desde a eternidade, gerou quem concebestes” (Idem, Super Missus).
 
Ave Maria puríssima!

Preservada de qualquer sombra de culpa: “Salve, Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol da Justiça!” (São Cirilo de Alexandria, Discurso pronunciado no Concílio de Éfeso).
 
Ave Maria puríssima!

Única criatura santa e imaculada no sentido pleno e absoluto: “Tua pureza fica salva no anúncio sobre tua prole; tua virgindade encontra segurança no nome de teu filho, e assim permaneces honesta e íntegra depois do parto” (Santo Ildefonso de Toledo, A virgindade perpétua de Santa Maria).


A BOA PASTORA



Quem é a boa pastora?

  É aquela da qual Deus quis servir-se na Encarnação: “O mundo era indigno de receber o Filho de Deus diretamente das mãos do Pai, ele o deu a Maria a fim de que o mundo o recebesse por meio dela” (Santo Agostinho), e: “Em Maria e por Maria é que o Filho de Deus se fez homem para nossa salvação” (São Luís Maria Grignion de Montfort).
 
Quem é a boa pastora? 

É a mãe de Deus. Por virtude de Deus, se forma no seu ventre virginal um corpo pequenino a quem Deus comunica uma alma. E Maria se torna Mãe. Mas este corpo e esta alma pertencem, por um mistério indizível, ao Filho de Deus. Por isto, o Filho que ela tem é o Filho de Deus: “Salve, ó Maria, Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição! Salve, Maria, virgem, mãe e serva: virgem, na verdade, por virtude daquele que nasceu de ti; mãe por virtude daquele que cobriste com panos e nutriste em teu seio; serva, por aquele que tomou de servo a forma!” (São Cirilo de Alexandria).
 
Quem é a boa pastora?

É a Virgem das virgens: “Tua pureza fica salva no anúncio angélico sobre tua prole; tua virgindade encontra segurança no nome de teu filho, e assim permaneces honesta e íntegra depois do parto. Anuncia-te o anjo que teu filho há de ser chamado Santo e Filho de Deus, e te submetes admiravelmente ao poderio do Rei que de ti nascerá” (Santo Ildefonso de Toledo).
 
Quem é a boa pastora? 

É a mais formosa de todas as mulheres: “Consideremos como a graça imensa da santíssima alma de Maria comunicava a seu corpo tão grande formosura, que enamorava a todos quantos tinham a ventura de a ver, infundia a todos o espírito de pureza, inspirava-lhes no coração o desejo das coisas celestiais, e abrasava-os no amor de Deus. Quem a ia visitar, por aflito e atribulado que estivesse, voltava consolado, alegre e contente” (Santo Afonso Maria de Ligório). São Dionísio Areopagita conta que, tendo ouvido falar de Maria, fez uma viagem longa para vê-la. Apenas admitido à sua presença, ficou tão assombrado pelo brilho sobre-humano, tão transbordado de consolação celeste, que lhe parecia já ter entrado na posse da glória. Ele ficou tão cheio de gozo inefável, que escreveu depois: “Confesso na verdade, que não pensava que fora de Deus fosse possível beleza tão sublime e celestial, como a que contemplei. Eu vi a Maria Santíssima! Pude ver e rever com meus próprios olhos a Mãe de Jesus Cristo! Confesso mais uma vez que, quando João me levou à presença da Virgem, fiquei deslumbrado por um esplendor tão grande, que me desfaleceu o coração e faltou a respiração, oprimido como estava pela glória de tamanha majestade”.
 
Quem é a boa pastora?

É a nossa Mãe espiritual: “Pela segunda vez Maria nos gerou para a graça, quando no Calvário ofereceu ao Eterno Pai, por entre muitos sofrimentos, a vida de seu amado Filho pela nossa salvação” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Veio a ser Mãe espiritual de todos nós, que somos membros da nossa cabeça, Jesus Cristo” (Santo Agostinho), e também: “Não é ela nossa mãe? Sim, ela é verdadeiramente nossa mãe. Por ela nascemos, não para o mundo mas para Deus” (Santo Elredo).
 
  Quem é a boa pastora?

É aquela que nos ama verdadeiramente: “Quem será capaz de compreender a solicitude do bem-querer de Maria a todos nós? Por isso a todos oferece e dispensa a sua misericórdia” (Santo Antonino), e: “É notório que Maria foi solícita para com todo o gênero humano” (São Bernardo de Claraval).
 
Quem é a boa pastora?

É a Mãe dos pecadores arrependidos: “Se, desejoso de emenda, recorre um pecador a esta Mãe de Misericórdia, oh! como a encontra pronta para o abraçar e socorrer, ainda mais do que se fosse sua mãe corporal” (Santo Afonso Maria de Ligório).
 
Quem é a boa pastora?

É aquela que, por cujo intermédio, obtemos a graça da perseverança: “Homem, quem quer que sejas, já sabes que nesta vida vais flutuando mais entre perigos e tempestades, do que caminhando sobre a terra. Se não queres ser submergido, não apartes os olhos dos resplendores desta estrela. Olha para a estrela, chama por Maria. Nos perigos de pecar, nas moléstias das tentações, nas dúvidas do que deves resolver, considera que Maria te pode ajudar, chama logo por ela para que te socorra. O seu poderoso nome nunca se aparte do teu coração pela confiança, nem de tua boca para o entoares. Seguindo a Maria, não errarás o caminho da salvação. Quando te encomendares a ela, não desconfies; sustendo-te ela, não cairás. Protegendo-te ela, não temas perder-te; sendo tua guia, sem fadiga te salvarás” (São Bernardo de Claraval).
 
Quem é a boa pastora?

É aquela que suaviza a morte a seus servos: “Os amigos verdadeiros e os verdadeiros parentes não se conhecem no tempo de prosperidade, mas sim, no das angústias e das desventuras. Os amigos do mundo não deixam o amigo, enquanto está em prosperidade. Mas o abandonam imediatamente, se lhe acontece uma desgraça ou dele se avizinha a morte. Tal não é o procedimento de Maria com seus devotos. Nas suas angústias e especialmente nas da morte, que de todas são as piores, essa boa Senhora e Mãe não abandona seus fiéis servos. Como é nossa vida no tempo do nosso degredo, assim também quer ser a nossa doçura no tempo da morte, obtendo-nos um suave e feliz trânsito” (Santo Afonso Maria de Ligório).
 
Quem é a boa pastora?

É o nosso auxílio no tribunal divino: “A Virgem Maria recebe as almas dos que morrem. Nossa amorosa Rainha acolhe sob seu manto as almas dos seus servos, apresenta-as ao Filho que as deve julgar e obtém-lhes a salvação” (São Vicente Ferrer).
 
  Quem é a boa pastora?

É aquela que faz o demônio tremer: “Não só do céu e dos santos é Maria Santíssima Rainha, senão também do inferno e dos demônios, porque os venceu valorosamente com suas virtudes. Já desde o princípio do mundo tinha Deus predito à serpente infernal a vitória e o império que sobre ela obteria nossa Rainha” (Santo Afonso Maria de Ligório). Maria Santíssima é a boa pastora! Sejamos dóceis e obedientes à voz dessa boa Mãe que nos quer bem. Sejamos devotos de Nossa Senhora, não falsos devotos, mas verdadeiros: “... a verdadeira devoção à Santíssima Virgem é interior, isto é, parte do espírito e do coração... é terna, quer dizer, cheia de confiança na Santíssima Virgem... é santa: leva uma alma a evitar o pecado e a imitar as virtudes da Santíssima Virgem... é constante, firma uma alma no bem, e ajuda-a a perseverar em suas práticas de devoção... é, finalmente, desinteressada, leva a alma a buscar não a si mesma, mas somente a Deus em sua Mãe Santíssima” (São Luís Maria Grignion de Montfort).

 

Ave Maria: A rosa oferecida a Nossa Senhora



A Ave Maria é a mais bela de todas as orações, depois do Pai-Nosso. É a saudação mais perfeita que podemos dirigir a Maria, porque é a que o Altíssimo lhe transmitiu por um Arcanjo, a fim de ganhar o Coração. E foi tão poderosa, pelos encantos secretos de que está cheia, que Maria consentiu na Encarnação do Verbo, apesar da sua profunda humildade. Será também por meio desta saudação que lhe ganharemos infalivelmente o Coração, se a dissermos como convém.





A Ave Maria é um orvalho celeste que molha a terra, isto é, a nossa alma, para que dê frutos no seu devido tempo. Uma alma não irrigada pelo orvalho celeste dessa oração não traz nenhum fruto, mas somente tribulação e espinhos, e está próxima de ser amaldiçoada.

(Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria)

"Com o vosso Filho óh Mãe Pia, abençoai-nos oh Virgem Maria!"

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
A Natividade é uma festa litúrgica comemorada desde o inicio do Cristianismo. Comemorada exatamente 9 meses após a festa da Imaculada Conceição, a Igreja comemora a festividade de seu aniversário. 
Desde o principio do mundo, Deus, já a havia escolhido para ser a Mãe do Salvador. A Natividade de Maria Santíssima pode ser considerada o inicio da salvação do mundo. 
"Deus juntou todas as águas e fez o mar, Deus juntou todas as graças e fez Maria". Filha de São Joaquim e Sant'Ana, Maria Santissima, é o exemplo mais notavel de humildade e silêncio. É citada no Novo Testamento  apenas 19 vezes. Dos 33 anos de Jesus Cristo, 30 foram ao lado dela. Maria Santissima é o exemplo verdadeiro de santidade; sempre no silêncio, colocando a Vontade de Deus sempre acima da própria, sempre caridosa, fazendo-se sempre de serva. A unica que pode afirmar que 'teve um Rei na barriga', foi a criatura mais humilde.
Glória à Deus, pela Natividade de Maria Santíssima!!!


"Com o vosso Filho óh Mãe Pia, abençoai-nos oh Virgem Maria!"

Assunção de Nossa Senhora


A Santa Igreja Católica celebra hoje a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

"Ave Maria!”: foi à última invocação feita por São Maximiliano Maria Kolbe, no momento em que estendia o braço àquele que o assassinava com uma injeção de ácido fênico.

Como diz na Música: "Ó Mãe santíssima, me leva a Deus." Quem melhor que a Santissima Virgem Maria, para nos levar a conhecer Deus? Ela que é a Porta do Céu, que passou 30 anos ao lado de Jesus, o conhece como ninguém.

A Assunção de Nossa Senhora foi acreditada desde os primeiros anos do Cristianismo, e declarada Dogma em 1950 pelo Papa Pio XII.


 "Consagrar-se a Virgem Maria é fonte de coragem e serenidade." Estas são palavras de Sua Santidade, o Papa Bento XVI.


MÃE, AJUDE-NOS!


Mãe, ajude-nos!
Sente-se abandonado pelas criaturas? Não se preocupe nem fique triste, aproxime-se de Nossa Senhora e não sentirá falta das criaturas falsas e interesseiras: “Lembrai-vos, misericordiosíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que haja sido abandonado por vós algum daqueles que imploraram o vosso socorro” (Santo Agostinho).

Mãe, ajude-nos!
Necessita de uma ajuda? Vá até Maria Santíssima, ela possui um coração bondoso e te ajudará: Maria é a tesoureira das graças” (Abade de Celes).

Mãe, ajude-nos!
Está triste por que pecou? Levante a cabeça e confie na Santíssima Virgem, ela o socorrerá: “Senhora amabilíssima, Senhora sublimíssima, Senhora graciosíssima, volvei vosso olhar para um pobre pecador que a vós se recomenda e em vós põe a sua confiança” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mãe, ajude-nos!
Está indiferente em relação à Virgem Maria? Os lobos estão colocando dúvidas em seu coração? Vire as costas para eles e abra o seu coração para a Mãe de Deus: “Ninguém se salva senão por vós, ninguém se livra dos males senão por vós, ninguém recebe um favor senão por vós” (São Germano).

Mãe, ajude-nos!
Sente-se vazio interiormente? Para enchê-lo de amor e de paz seja apóstolo de Nossa Senhora, e então se abrasará: O vosso nome é por si só tão amável aos que vos amam, que, pronunciando-o ou ouvindo pronunciá-lo, logo se sentem inflamar e crescer no desejo de vos amar” (São Boaventura).

Mãe, ajude-nos!
Por que está tão inquieto? Com certeza falta-lhe a paz! Aproxime-se da Rainha da paz e encontrará sossego: “A vós, portanto, recorro, ó Maria, colocando-me debaixo do manto da vossa proteção. Sois o refúgio e a esperança da minha salvação. Se me rejeitásseis, para quem me voltaria?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mãe, ajude-nos!
Está parado à beira do caminho? Não desperdice o tempo esperando socorro dos mundanos, mas corra apressadamente para os braços da Mãe de Misericórdia, nela encontrará a ajuda de que necessita: “Pecador, não perca a confiança, mas recorra a esta augusta Senhora com a certeza de seres socorrido; acha-la-ás com as mãos cheias de misericórdia e de graças” (São Bernardino de Bústis).

Mãe, ajude-nos!
Necessita de ajuda? Corre perigo? Nada de desespero e inquietação, busque proteção em Nossa Senhora: “Maria é socorro para os que estão em perigo” (Santo Efrém).

Mãe, ajude-nos!
Por que deixar para depois? Se precisa de ajuda, aproxime-se hoje, ou melhor, agora da Santíssima Virgem, e ela o atenderá: “Quem jamais se perdeu, depois de ter a vós recorrido? Só se perde quem a vós não recorre” (Santo Afonso Maria de Ligório).


CLAME POR NOSSA SENHORA!

Clame por Nossa Senhora!
Andas errantes por caminhos tortuosos e as trevas já invadiram o seu coração? Não perca a esperança! Peça para a Virgem Maria guiar os seus passos pelo caminho certo: “Pede a Santíssima Virgem que seja teu guia, que seja a estrela, o farol que brilhe no meio das trevas de tua vida” (Santa Teresa dos Andes, Carta 40).

Clame por Nossa Senhora!
Não duvides da proteção de Nossa Senhora. Recorra primeiro a Nosso Senhor, depois à Bendita Mãe: “Doce Virgem Maria, depois de Jesus, sois a salvação segura daqueles que vos servem fielmente” (Luis Blósio).

Clame por Nossa Senhora!
És tentado? Não lutes sozinho! Clame à Querida Senhora, e ela o ajudará a vencer a serpente infernal: “Sim, ó Maria, na grande luta que sustento contra o inferno, socorrei-me sempre; e quando virdes que eu estou a ponto de sucumbir, dai-vos pressa em estender-me a vossa mão, e sustentai-me fortemente” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Clame por Nossa Senhora!
Desviastes do verdadeiro caminho? Busques apoio em Nossa Senhora, ela o ajudará a encontrar a Cristo Jesus: “Maria é a estrada real do Salvador, estrada segura para achar o Salvador e a salvação” (São Bernardo de Claraval).

Clame por Nossa Senhora!
Necessitas de uma amizade sincera? Daquela amizade que sabe ouvir as suas alegrias e tristezas? Aproxime-se imediatamente da Puríssima Virgem, e conte-lhe tudo: “A Santíssima Virgem foi minha companheira inseparável. Ela foi a confidente íntima desde os tenros anos de minha vida. Ela escutou a narração de minhas alegrias e tristezas. Ela confortou meu coração tantas vezes abatido pela dor” (Santa Teresa dos Andes, Carta 81).

Clame por Nossa Senhora!
Estás inseguro e assustado com a falsidade dos homens? Clame à Maria Santíssima e peça-lhe que o guarde dentro do seu maternal coração: “Que alívio eu sinto nas minhas penas, que consolação nas minhas tribulações, que força nas tentações, quando penso em vós, e vos chamo em meu auxílio” (Santo Afonso Maria de Ligório).

SALVE RAINHA!


Salve Rainha!
Não canse de venerar a Santíssima Virgem, ela é Rainha do céu e da terra: “Ante vossa glória, ó Maria, não consegue a devoção calar, nem a mente árida formular algo de digno... Até os habitantes do céu, estupefatos, perguntam uns aos outros: ‘Quem é esta que sobe do deserto plena de delícia?... Quem é esta que lá do mundo, onde tudo é cansaço, dor e aflição de espírito, sobe até aqui a superabundar de delícias espirituais?... Subindo do deserto, ó Rainha do mundo, até para os santos anjos, apareceis encantadora de beleza e suave em vossas delícias...” (São Bernardo de Claraval, In Assumptione B. V. Mariae).

Salve Rainha!
Tape os ouvidos diante daqueles que trabalham furiosamente contra a Virgem Maria, ela é Rainha e em vão vociferam contra ela: “Tendo sido a Santíssima Virgem elevada à dignidade de Mãe de Deus, com justa razão a Santa Igreja a honre, e quer que de todos sejam honrada com o título glorioso de Rainha” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Salve Rainha!
Amar a Rainha e adorar o Rei. Será que pode existir um coração mais feliz? “Se o Filho é Rei, justamente a Mãe deve considerar-se e chamar-se Rainha” (Pseudo-Atanásio).

Salve Rainha!
Quando as ondas furiosas do mundo tentarem afundar o barco de sua vida, não se desespere, mas peça ajuda à Rainha de todas as criaturas: “Desde o momento em que Maria aceitou ser Mãe do Verbo Eterno, mereceu tornar-se Rainha do mundo e de todas as criaturas” (São Bernardino de Sena).

 
SALVE, MARIA, ESPERANÇA NOSSA!

Salve, Maria, esperança nossa!
Não se desespere diante das dificuldades da vida; olhe para Maria Santíssima e imite o seu exemplo: “Nossa Senhora pôs-se inteira e foi inabalável na sua esperança, mesmo nos momentos mais difíceis e obscuros” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Salve, Maria, esperança nossa!
Não perca a esperança! Contemple a vida de Nossa Senhora; foi contínuo exercício de esperança heróica: “Ó Maria, era tão grande vossa esperança, que podíeis repetir com o Santo rei Davi: ‘Ponho no Senhor o meu refúgio’ (Sl 73, 28)” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Salve, Maria, esperança nossa!
Quando surgirem perseguições por causa de seu trabalho, jamais perca a esperança; lembre-se de que a Santíssima Virgem não se desesperou diante das provações: “Quando começaram as perseguições contra o Filho preso, processado, crucificado, e tudo parecia enfim terminado, a esperança de Maria continuava intacta, antes, aumentava sempre mais e lhe dava força para permanecer firme ‘junto à cruz de Jesus’ (Jo 19, 25)” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Salve, Maria, esperança nossa!
O seu coração está mergulhado na tristeza, justamente porque você deixou de se apoiar em Deus para buscar ajuda nas criaturas. Não cometa tamanha loucura! Siga o exemplo de Maria Santíssima que depositava a sua confiança no Senhor do Universo: “Éreis inteiramente desapegada dos afetos do mundo... de modo algum confiado nas criaturas nem nos vossos méritos, mas totalmente apoiada na divina graça, na qual somente confiáveis; assim, crescestes sempre no amor do vosso Deus...” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Salve, Maria, esperança nossa!
Arranque do coração esse orgulho que te manda confiar em suas próprias forças, e imite o exemplo da Virgem: “É de vós, ó Maria, que devemos aprender a confiar em Deus, principalmente no que se refere à nossa salvação eterna... desconfiando totalmente das nossas forças, mas repetindo: ‘Tudo posso naquele que me fortalece’ (Fl 4, 13). Senhora minha santíssima, sois a Mãe da santa esperança... que outra esperança, portanto, vou eu procurar?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Salve, Maria, esperança nossa!
Coloque-se sob a proteção de Maria Santíssima. Espere, espere, espere, não se desespere: “Ó Maria, confio em vós! Nesta esperança vivo e nela quero e espero morrer, repetindo sem cessar: minha única esperança é Jesus e, depois de Jesus, Maria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Salve, Maria, esperança nossa!
É grande loucura se desesperar diante dos acontecimentos negativos da vida. É imensa sabedoria olhar para Nossa Senhora e saber esperar nela: “Ó Mãe dulcíssima, suprema esperança minha depois de Deus, falai em meu favor ao vosso amado Filho, dizei-lhe por mim uma palavra eficaz, defendei com dedicação minha causa. Impetrai-me, pela vossa misericórdia, o que anseio, porque em vós confio, ó minha única esperança depois de Cristo. Mostrai-vos a mim, benigna Mãe: fazei que eu seja recebida pelo Senhor no sagrado refúgio do seu Amor, na escola do Espírito Santo, porque vós, mais que ninguém, mo podeis obter de vosso amado Filho. Ó Mãe fiel, protegei vossa filha, a fim de que se torne fruto de amor sempre vivo, cresça em toda santidade e persevere orvalhada pela graça celeste” (Santa Gertrudes, Exercícios II, p. 82).


Ó CLEMENTE, Ó PIEDOSA,
Ó DOCE VIRGEM MARIA!



Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Nada de desânimo! Lembre-se de que o coração de Nossa Senhora é oceano de misericórdia: “Por causa dos infelizes foi Maria constituída Mãe de Deus e colocada para lhes dispensar misericórdia” (São Boaventura).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Nunca se desespere! O coração de Maria Santíssima transborda de misericórdia por você: “Quando olho para vós, ó Maria, parece-me não ver mais a divina justiça, mas a divina misericórdia somente, da qual estais cheia” (São Boaventura).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Jamais perca a esperança! O coração da Santíssima Virgem é fonte da verdadeira misericórdia: “Tanta lhe é a piedade que o seu amoroso coração não pode cessar um momento de ser misericordioso conosco” (Abade Guerrico).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Não duvide do amor de Nossa Senhora: “Como da oliveira só sai o óleo, símbolo da misericórdia, também só graças e misericórdias caem das mãos de Maria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Olhe para o coração da Bondosa Mãe e verá que o mesmo é generosíssimo: “Maria é tão cheia de graça e de misericórdia, que tem como prover a todos, sem nunca ficar desprevenida” (Hugo de São Vítor).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Não se acomode! Corra imediatamente para o coração da Virgem Maria, aberto para justos e pecadores: Podem todos colher frutos de uma oliveira que está em campo aberto; e assim podem também todos recorrer a Maria, pecadores e justos, para obterem misericórdia” (Santo Antonino).

Ó Clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria!
Jamais tenha medo de aproximar de Nossa Senhora por causa de seus inúmeros pecados; ela é Mãe e lhe acolherá: “Nossa Rainha é sumamente compassiva e benigna; quando algum pecador se encomenda à sua misericórdia, ela não se põe a examinar-lhe os méritos, para ver se é digno de ser ouvido ou não, mas a todos atende e socorre” (São Bernardo de Claraval).


MULHER FORTE!


 
Mulher forte!
Se és filho de Maria Santíssima, por que choramingas tanto? Contempla a Senhora, de pé, ao pé da cruz sofrendo pacientemente e aprenderás a sofrer por amor: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe...” (Jo 19, 25).

Mulher forte!
Queixas o tempo todo dizendo que a vida está amarga. Olhe para a Virgem Maria, concebida sem pecado original, e vês o quanto ela sofreu, mesmo sem ter cometido um só pecado: “Maria é mártir dos mártires” (Ricardo de São Lourenço).

Mulher forte!
Abandonas com freqüência a luta dizendo que já não suporta mais as provações de cada dia. Quanta moleza! Imite o exemplo de Nossa Senhora que perseverou até o fim, mesmo com inúmeros obstáculos: “Pois que foi sua vida, senão um longo e lento martírio?” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mulher forte!
Buscas o caminho largo dizendo que esse é mais fácil de ser percorrido. Sim! É mais fácil de ser percorrido, mas não é esse o caminho do céu. Siga os passos da Virgem Maria, ela te ensinará o verdadeiro caminho: “Maria segue Jesus até ao Calvário” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mulher forte!
Vives a correr de hospital em hospital por qualquer dor. Quanta fraqueza! Olhe para o coração de Maria Santíssima transpassado com sete espadas e aprenderás a suportar a dor com alegria: “Se, pois, Jesus e sua Mãe Santíssima não recusaram sofrer por nosso amor pena tão atroz, durante a vida toda, não é justo que nos queixemos em nossos pequenos padecimentos” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mulher forte!
Chamas a Virgem Maria de mãezinha, mamãezinha, queridinha, etc. Tudo é muito encantador e açucarado, até parece uma fábrica de marmelada, haja doçura e pieguice. Lembre-se de que Nossa Senhora não é uma boneca de açúcar, e sim, mulher forte que permaneceu firme e perseverante diante de todas as provações: “Só pode chamar-se fidelidade uma coerência que dura ao longo de toda a vida. O sim de Maria na Anunciação encontra a sua plenitude no sim silencioso que repete ao pé da Cruz” (João Paulo II, Homilia na Catedral do México).


MÃE AMÁVEL, ROGAI POR NÓS!


Mãe Amável, rogai por nós!
Estás com o interior angustiado? Aproxime-se de Nossa Senhora: “O que nos deve levar a dirigir-nos com confiança à Virgem Santa é o fato dela ser sempre solícita” (São João Maria Vianney).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás sofrendo muito? Busque alívio em Maria Santíssima: Maria é onividente, pois, como Mãe desvelada, é toda olhos para atender às nossas misérias na terra e aliviá-las” (Santo Epifânio).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás perturbado? Corra para a Bendita Mãe e ela o ajudará: “Perguntaram um dia ao demônio, quando era esconjurado de um possesso, qual a ocupação de Maria. Respondeu o interrogado: Sobe e desce. Queria dizer que essa bondosíssima Rainha desce sem cessar à terra para trazer graças aos homens, e sobe aos céus para obter favorável despacho às nossas preces” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás desanimado por causa de seus muitos pecados? Tenha confiança na Virgem Maria: “Maria é a administradora dos bens do paraíso, porque continuamente está às voltas com a Misericórdia, impetrando graças para todos, tanto para os justos como pecadores” (Santo André Avelino).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás decepcionado com as criaturas pecadoras? Mergulhe no coração de Nossa Senhora, nele encontrarás apoio: “Maria se faz tudo para todos e lhes abre o seu compassivo coração, para que todos dele recebam: o escravo, o resgate; o enfermo, a saúde; o pecador, o perdão” (São Bernardo de Claraval).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás desanimado? Levante a cabeça e sede fiel à Virgem Santíssima: “Todos os que não são vossos servos hão de perder-se, ó Maria” (Santo Alberto Magno).

Mãe Amável, rogai por nós!
Estás indiferente? Ânimo. Volte a ser um verdadeiro filho da Bondosa Mãe: “Aquele que se descuida de servir à Santíssima Virgem morrerá em pecado” (São Boaventura).

Ó RAINHA DOS MÁRTIRES


Ó Rainha dos mártires!
Fortalecei-nos, para que suportemos com paciência as cruzes de cada dia sem nos desesperarmos: “Destinara-a para ser a Rainha dos mártires e em tudo semelhante a seu Filho. Devia por isso sofrer continuamente e ter sempre diante dos olhos as penas que a esperavam. E elas eram a Paixão e morte de seu amado Filho” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Ó Rainha dos mártires!
Que nenhuma notícia negativa seja motivo para nos desanimar, mas que a abracemos pacificamente: “Maria recebeu com suma paz a profecia sobre a morte do Filho, e continuou a sofrer em paz. Mas, vendo sempre diante dos olhos aquele amável Filho, que dor padeceria então continuamente!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Ó Rainha dos mártires!
Que as cruzes de cada dia, pequenas e grandes, nos levem a aproximarmos mais de Nosso Senhor: “Ah! Filho meu, aperto-te em meus braços, porque és muito querido. Porém, quanto mais me és querido, mais te tornas para mim um ramalhete de mirra e de dores, ao lembrar-me de tuas penas” (Abade Roberto).

Ó Rainha dos mártires!
Enchei o nosso pobre coração do verdadeiro amor para com Nosso Senhor; e assim, continuaremos a nossa caminhada rumo à eternidade feliz, mesmo quando o caminho se tornar difícil: “Com o aumento do amor, mais aumentava também a dor, à só lembrança de perder esse Filho por uma tão cruel morte. E quanto mais se avizinhava o tempo da Paixão, mais cruelmente a espada, predita por Simeão, atravessava o coração materno de Maria” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Ó Rainha dos mártires!
Dai-nos a paciência para suportarmos as inúmeras dificuldades da vida sem jamais esmorecermos. Que sejamos pacientes, mesmo se as lágrimas escorram em nossas faces: Ferida pelo caçador, aonde vai, leva a corça consigo a sua dor, carregando no corpo a seta cruel. Assim também Maria, depois do funesto vaticínio de São Simeão, levou consigo a dor, que consistia na contínua memória da Paixão do Filho” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Ó Rainha dos mártires!
Dai-nos coragem, caso tenhamos que suportar desprezos para permanecermos fiéis a Nosso Senhor: “Que pesar para o coração de Maria ao ouvir a intimação do cruel exílio, ao qual ela e o Filho eram condenados! Foge dos teus para os estranhos, do templo do verdadeiro Deus para a terra dos ídolos!” (Santo Alberto Magno).

Ó Rainha dos mártires!
Que soframos com alegria e amor as tribulações que surgirem em nosso caminho: “Da Judéia ao Egito era muito longe a jornada... era o caminho desconhecido e péssimo, cortado de carrascais e pouco freqüentado. Estava-se no inverno e a Sagrada Família teve de viajar debaixo de aguaceiros, neves e ventos, por estradas alagadas e lamacentas. Quinze anos tinha então Maria; era uma donzela delicada, nada afeita a semelhantes viagens” (Boaventura Barrádio).

Ó Rainha dos mártires!
Que a pobreza material não nos desanime de buscar a Jesus; pelo contrário, que O busquemos com mais afinco, porque Ele é a Riqueza Infinita: “No Egito sofreram extrema pobreza, durante os sete anos que permaneceram escondidos” (Santo Antonino).


"Com o vosso Filho óh Mãe Pia, abençoai-nos óh Virgem Maria!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude a Missão do Hélio Maria, ele vive da Providência:

Caixa Econômica - Poupança

AGÊNCIA:
3189

CONTA:
4492-9

OPERAÇÃO: 013

Hélio Fernandes Feitosa